quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Solução para TPM

Amigas na TPM, sei que só de lerem esse blog, vocês devem estar loucas. Babando sobre seus computadores, mas não se desesperem, o momento das degustações está próximo. Mas, enquanto a data não chega, deixarei vocês com uma idéia genial da Maria Brigadeiro, o remédio contra TPM.

Segunda viagem ao fogão

Dessa vez,  fiz outras experiências. Que tal brigadeiro de Ovomaltine?!
Humm.. que maravilha, hein?!
Além desse novo teste, fiz, novamente, o meio amargo e o branco, já que, na minha opinião, foram os dois mais gostosos do outro dia, embora ainda precisem ser melhorados.
E realmente as coisas estão melhorando..acho que a prática está ajudando.
E para que vocês não fiquem curiosos, vai ai a foto do brigadeiro branco..
E foi dada a largada para a Bia Brigadeiro !!!
Quem quiser encomendar estamos ai. Até o carnaval vou colocar a tabela de preços e as caixas de presentes e as embalagens para a páscoa.. Aguardem !!


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Primeira aventura

Animada com tantos tipos de brigadeiros possíveis de fazer, peguei um dia só para isso e fui com toda a disposição para a frente do fogão fazer cinco tipos de brigadeiros diferentes.
Podem dizer que sou meio afoita e sei que sou. Fiz, em uma única tarde, brigadeiro de morango, limão, meio amargo, tradicional e branco.
Fiz uma lata de leite condensado de cada, mudando alguns ingredientes e maneira de fazer para encontrar o melhor brigadeiro.
Já tinha um tempo que não fazia um brigadeiro e, sinceramente, estava com medo de não acertar novamente o “ponto certo”.
No dia seguinte, corri para enrolá-los com os diversos confeitos que havia comprado. Corações, estrelinhas, bolinhas. Tudo de diferente que pudesse fazer com que os brigadeiros não ficassem com aquela carinha tradicional.
E até que a aventura foi boa, apesar de ainda não ter achado o tal “ponto certo”. Mas, qualquer dia desses, acho ele escondidinho atrás o meu fogão. É só questão de tempo.

Livro do Brigadeiro

Vocês já ouviram falar no livro do Brigadeiro??
É um livro da Gourmet Juliana Motter, dona da Maria Brigadeiro.
Nesse livro, ela conta estórias de família, curiosidades sobre o brigadeiro e dá algumas receitinhas. Leitura leve e fácil, para que qualquer mulher sem jeito para a cozinha consiga realizar grandes conquistas culinárias.
Para quem quiser saber mais, segue link da livraria Saraiva: http://migre.me/3RIuq


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Origem do Brigadeiro

A medida em que ouvia falar de brigadeiro, ia pensando: brigadeiro agora é artigo chique? Virou até Brigadeiro Gourmet. Achei engraçado, num primeiro momento, mas vendo as maravilhas que as pessoas estavam fazendo com esse doce tão tradicional, fui achando fascinante e uma pergunta pairava sobre minha cabeça: Por que não pensei nisso antes? Bem, isso pode ter sido por eu praticamente nunca pensar em entrar em uma cozinha para nada (nem mesmo para fazer um brigadeiro). Acho que mais do que justifiquei, não foi? Mas continuei encantada com a possibilidade de fazer brigadeiros diferentes. Seria como fazer várias receitas em uma só. E lá fui eu pesquisar no “tio Google”. Encontrei muitas coisas, algumas bobas, outras bem interessantes. E uma dessas descobertas foi a origem do Brigadeiro. Você já parou para pensar de onde ele vem?
Diz a história que o brigadeiro se chamava Negrinho e é originalmente do Rio Grande do Sul (onde ainda é assim chamado). Mas, em 1945, houve um candidato à Presidência da República que, para encher de eleitores suas festas de campanha, servia quitutes. Um desses quitutes era um doce de chocolate envolvido com açúcar, o favorito do candidato, o Brigadeiro Eduardo Gomes. E daí vem o nome.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

De onde tirei essa idéia ??

Essa é uma boa pergunta. Mas, como muitas coisas que acontecem comigo, não sei explicar.
E por que escrever sobre brigadeiros?
Em primeiro lugar, sempre tive vontade de escrever sobre alguma coisa e em segundo, pretendo algum dia escrever um livro. 
Não adianta nem perguntar sobre o que ele irá falar, pois nem eu ainda sei. Só sei de minha vontade em realizá-lo. Será ótimo se essa brincadeira aqui virar um livro. No mínimo, já vou treinando para ser escritora.
Assim sendo, irei colocar todos os passos dessa redescoberta do brigadeiro e ver onde isso irá me levar. Quem sabe se para a criação de uma loja de doces ou somente para uma simples brincadeira de doceira?!
Neste primeiro texto, tentarei familiarizá-los com minha trajetória junto ao adorável brigadeiro, mostrando a vocês o objetivo do blog, sendo assim possível que acompanhem.
A vontade de ter uma loja de doces vem me fazendo umas “cosquinhas” atrás da minha orelha há algum tempo,
Talvez por eu estar próxima de pessoas tão talentosas na arte do preparo do chocolate, vendo como as coisas são feitas, de fato, acabo me sentindo inspirada em fazer algo igualmente bonito e gostoso.
O brigadeiro é um doce sem muita complexidade, de rápida preparação e de grande aceitação. Esse doce combina muito comigo, uma mulher que detesta entrar na cozinha (mesmo que seja para fazer um arroz), mas que para fazer doce, acha tudo mais divertido.
Bem, é isso aí, veremos juntos aonde isso vai dar.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O que é o Blog Bia Brigadeiro?

Vou postar neste Blog semanalmente um caso curioso, uma descoberta ou uma novidade sobre brigadeiros. 
A idéia é criar, planejar e testar receitas para quem sabe um dia montar uma loja de doces. 
Sei que a vida é muita corrida para todos e por isso pensei em lembrá-los de visitar meu Blog toda a vez que tiver um novo post. Quem quiser ser lembrado é só me mandar um e-mail ou escrever um comentário aqui no Blog para que eu insira seu e-mail na minha lista de lembretes.
Acompanhem as novidades também pelo twitter: @biabrigadeiro1
Espero que vocês gostem das matérias e que também participem comigo com comentários, sugestões e reclamações. 


Beijocas da, 
Bia Brigadeiro